O que é ?


A AFLORE (Associação Florescendo a Vida de familiares, amigos e usuários dos serviços de Saúde Mental de Campinas), existe desde 2 dezembro de 2005 e busca através da realização de ações e atividades educativas, culturais, de reinserção social e capacitações, dar suporte aos usuários da saúde mental, familiares e demais pessoas ou entidades que desenvolvam atividades semelhantes as preconizadas pela associação ou que necessitem de apoio. A Associação surgiu a partir da iniciativa de familiares, usuários e profissionais, da cidade de Campinas, sensibilizados pela causa e que buscavam novas alternativas e atividades que contemplassem a necessidade dos usuários da saúde mental e suas famílias, pois era extremamente importante que esta população conseguisse se fazer representada, seja em espaços formais de representação como conselhos locais das unidades de saúde onde fazem tratamento ou demais espaços e fóruns representativos da área da saúde, bem como outros fóruns que envolvam demais atores sociais, como entidades ou organizações da sociedade civil e do poder público que estejam interessadas em contribuir para a construção de um modelo social mais justo e igualitário.


domingo, 26 de abril de 2015

A Viagem Continua...


Eis aqui pessoal, finalmente no nosso Blog...o curta-metragem " A Viagem Continua..." video produzido pela AFLORE, o Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental: Interfaces e a Aliança de Pesquisa Universidade Comunidade Internacional: Saúde Mental e Cidadania (ARUCI: SMC) com direção de Marcelo Sta Rosa e Tati Dimov. Esta produção só foi possível a partir do Apoio e Financiamento do IDRC - Instituto Canadense, com abrangência internacional, de Apoio e Financiamento a Pesquisa e Produção de Conhecimento.
Im-per-dí-vel!!!
Nós se fossemos você assistiríamos agora!!!
Aproveitem!!
AFLORE

Cadernos HumanizaSUS volume 5: Saúde Mental, a AFLORE e a "A Experiência de Produção de Saber no Encontro entre Pesquisadores e Usuários de Serviços Públicos de Saúde Mental: A Construção do Guia GAM Brasileiro"

Olha aí pessoal o volume número 5 do Cadernos HumanizaSUS do Ministério da Saúde do Brasil 
                                                        com o tema Saúde Mental :



É com muita honra que anunciamos que um dos artigos que compõe este número temático é fruto de um projeto desenvolvido a muitas mãos e cabeças e que, nós da AFLORE, fomos participantes . Ele consiste no relato escrito, ou melhor dizendo, em um artigo que relata a trajetória de produção da versão brasileira do Guia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM - BR). Este projeto foi desenvolvido a partir de um projeto que envolveu universidades brasileiras e canadenses, pesquisadores e pesquisadoras de grupos de pesquisa brasileiros(as) e canadenses, estudantes brasileiros e canadenses, profissionais de saúde brasileiros e canadenses, associações e organizações da sociedade civil brasileiras e canadenses e cidadãos e cidadãs, usuários e usuárias de saúde mental e seus familiares, também brasileiros e canadenses. 

Este projeto foi realizado dentro da Aliança de Pesquisa Universidade Comunidade Internacional: Saúde Mental e Cidadania (ARUCI:SMC) e teve financiamento do IDRC (Centro de Desenvolvimento de Pesquisa Internacional) do Canadá - Órgão criado pelo parlamento canadense em 1970 para dar apoio e suporte para países em desenvolvimento para encontrar soluções para seus desafios, por meio do desenvolvimento de projetos voltados para as comunidades desses países em parceria com instituições canadenses -. A ARUCI:SMC foi, portanto, um desses projetos.

Fiquem à vontade para ler este Caderno Digital com experiências tão ricas de várias partes do Brasil e em especial convidamos a todos e todas à leitura do nosso artigo: "A Experiência de Produção de Saber no Encontro entre Pesquisadores e Usuários de Serviços Públicos de Saúde Mental: A Construção do Guia GAM Brasileiro"

Com certeza vocês, como nós, vão gostar muito desta experiência. E vocês também irão, se não for muita pretensão de nossa parte, aprender muita coisa com esta nossa experiência, assim como nós aprendemos.

Obs: Gostaríamos também de destacar aqui e agradecer ao Grupo de Pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental: Interfaces do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, nosso parceiro e responsável pelo convite que permitiu nossa integração a este tão seleto grupo de representantes responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos como o GAM-BR ligados à ARUCI:SMC.

Boa leitura!

Segue abaixo o link para acessar  o Caderno: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_mental_volume_5.pdf