O que é ?


A AFLORE (Associação Florescendo a Vida de familiares, amigos e usuários dos serviços de Saúde Mental de Campinas), existe desde 2 dezembro de 2005 e busca através da realização de ações e atividades educativas, culturais, de reinserção social e capacitações, dar suporte aos usuários da saúde mental, familiares e demais pessoas ou entidades que desenvolvam atividades semelhantes as preconizadas pela associação ou que necessitem de apoio. A Associação surgiu a partir da iniciativa de familiares, usuários e profissionais, da cidade de Campinas, sensibilizados pela causa e que buscavam novas alternativas e atividades que contemplassem a necessidade dos usuários da saúde mental e suas famílias, pois era extremamente importante que esta população conseguisse se fazer representada, seja em espaços formais de representação como conselhos locais das unidades de saúde onde fazem tratamento ou demais espaços e fóruns representativos da área da saúde, bem como outros fóruns que envolvam demais atores sociais, como entidades ou organizações da sociedade civil e do poder público que estejam interessadas em contribuir para a construção de um modelo social mais justo e igualitário.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Passando o Chapéu!


 
A AFLORE é uma associação composta por usuários de serviço de saúde mental, familiares e amigos. existimos há 8 anos e o caráter da atuação é principalmente de autuação política, defendendo os direitos dos usuários. Há 5 anos fomos convidados pelo grupo Interfaces-Unicamp para participar de uma pesquisa. Foi uma experiência transformadora! Ensinamos o pessoal da universidade sobre a nossa realidade, e pudemos aprender com os pesquisadores e os outros usuários que participaram desta pesquisa mais sobre os nossos direitos, sobre o nosso tratamento e sobre a gestão da nossa medicação. 
Agora essa pesquisa terá uma nova etapa: alguns de nós conseguiram financiamento para ir conhecer ao vivo e a cores algumas das experiências e usuários que estudamos neste tempo! Lá no Canadá! Nos enchemos de alegria com essa possibilidade! Mas o financiamento que conseguimos não consegue cobrir a ida de todos nós! Foi difícil escolher quem vai: achamos que todos nós teríamos o direito de ir, todos participamos da pesquisa! Então decidimos arregaçar as mangas e passar o chapéu! Estamos pedindo ajuda de 10 mil reais para comprarmos 3 passagens para podermos todos juntos continuar a construção que começamos juntos!
Se fossemos pesquisadores reconhecidos pela academia, poderíamos pedir a verba para as agências de fomento académicas, mas como somos pesquisadores militantes, usuários, participantes da pesquisa sobre a nossa própria realidade, não somos reconhecidos (ainda) por essas agências. Então estamos pedindo a você, que acredita na luta antimanicomial, na real extensão universitária, que nos ajude a participar desta etapa de fechamento desta pesquisa que foi e é tão importante e transformadora para nós! 
Em breve estaremos "passando o chapéu" através do site de crowdfunding catarse.me ! Aguarde as novidades e ajude a divulgar!
Para mais informações sobre a AFLORE acompanhe nossa página no facebook.
Para mais informações sobre a pesquisa acesse: http://www.fcm.unicamp.br/interfaces/ ou http://www.aruci-smc.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário